Creatina

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Creatina

Mensagem por Fanático em Ter Maio 14, 2013 9:48 am

A Creatina é um aminoácido (os aminoácidos são a base de formação das proteínas) produzido no nosso corpo pelos rins e fígado, proveniente da alimentação através da carne e produtos animais. A Creatina é uma substância incolor, cristalina e usada pelo tecido muscular para a produção de fosfocreatina, um fator muito importante na formação de adenosina trifosfato (ATP), a fonte de energia para a contração muscular e tantas outras funções no nosso corpo.

Dúvidas frequentes sobre o uso da creatina
Vamos agora tentar resolver todas as dúvidas mais comuns sobre o uso da creatina.

Como atua a creatina no nosso corpo?
No nosso corpo, a creatina é alterada para uma molécula chamada “Fosfocreatina” a qual atua como reservatório de armazenamento para a energia rápida. A Fosfocreatina é sobretudo importante em tecidos como os músculos voluntários e para o sistema nervoso, os quais requerem periodicamente grandes quantidades de energia.

Quais os efeitos colaterais da creatina?
Antigamente havia o boato de que o uso da creatina sobrecarregaria o fígado e os rins. No entanto, estudos científicos sérios não encontraram evidência de efeito colateral nenhum, e recentes pesquisas concluíram que até mesmo a suplementação a longo prazo é segura.
O que acontece com algumas pessoas são desconfortos menores durante a fase em que o corpo está se adaptando à creatina. Passada essa fase, os desconfortos desaparecem.

O que é a creatina monoidratada (monohidratada)?
Creatina monoidratada foi a primeira forma a surgir no mercado e hoje podemos dizer que é a mais confiável também, já que a maioria absoluta das pesquisas científicas foram e são feitas com a monoidratada, que nada mais é que creatina ligada à água.
Conforme a popularidade da creatina foi aumentando, os fabricantes de suplementos começaram uma corrida para inovar e desenvolver algo melhor que a creatina monoidratada. Surgiram então outros tipos de creatina, como o citrato de creatina e a creatina etil ester.
Essas formas procuram tornar a creatina mais solúvel ou mais absorvível ou mais eficiente de alguma forma. Só tem um problema nisso. As pesquisas até o momento não confirmam que vale a pena pagar mais por essas outras formas de creatina. Além de custarem mais caro, elas oferecem menos creatina por grama, o que acaba anulando qualquer vantagem de absorção que elas possam ter.
Não caia no marketing das empresas. Para a maioria das pessoas, a creatina monoidratada é a melhor opção em termos de custo-benefício, segurança e eficácia.


E a creatina monoidratada micronizada?
A creatina monoidratada micronizada é uma forma mais refinada da creatina monoidratada. Ela é mais solúvel em água e mais fácil de misturar. A diferença entre a micronizada e a normal é mais ou menos a mesma diferença que existe entre o talco e a areia em termos de granulometria.
A creatina micronizada é muito recomendada para pessoas que sofrem de irritação estomacal ou intestinal com o uso da monoidratada normal. Ela também é recomendada para quem gosta de praticidade e não tem muita paciência para dissolver a creatina normal.
Vale lembrar ainda que a creatina mal diluída é uma das grandes culpadas para quem apresenta problemas estomacais quando começa a suplementar.

Creatina em pó ou em pílulas?
Elas são basicamente a mesma coisa. A diferença é que a forma em pílula é mais fácil e simples de tomar. O problema é que ela também é mais cara. Se você acha difícil ou complicado misturar a creatina na água ou tem dificuldade para diluir o pó, tente a pílula. Caso contrário, vá de pó mesmo. É a forma mais popular e você vai economizar dinheiro.

Qual a melhor marca de creatina do mercado?
Desde que a creatina foi liberada pela Anvisa em 2010, várias marcas de qualidade desembarcaram no mercado brasileiro. Opções não faltam.
Obviamente, há marcas melhores que outras. Mas como escolher uma boa marca? Podemos dar duas dicas que irão ajudar:
1. Prefira marcas que usam creatina da Alemanha. É de lá que vem a creatina mais pura do mercado, conhecida como Creapure.
2. Não compre produtos que misturam outras substâncias à creatina. Isso acaba diminuindo a creatina pura que você está ingerindo e ainda por cima você acaba pagando mais caro.

A creatina vai me dar cãibra?
Se tomar a dose que recomendamos aqui e aumentar a quantidade de água que toma diariamente, provavelmente não irá ter cãibras. Mas cada corpo reage de forma diferente, por isso embora não seja provável que você vá ter cãibra, isso também não pode ser descartado.

A creatina vai me ajudar a ganhar massa muscular?
Sim, se esse é seu objetivo. Para isso você deve aumentar o consumo de calorias, especialmente de proteínas.
Entre outras ações, a creatina hidrata os músculos com água, e um músculo totalmente hidratado consegue trabalhar por mais tempo, além de se recuperar dos treinos mais rapidamente. Isso permite que você treine mais forte e veja resultados mais rápido.

A creatina vai prejudicar meu fígado?
Não se você tomá-la de forma correta. Isso é mito. Não há nenhum estudo que tenham comprovado essa tese, que não passa de boato.

Eu preciso tomar com açúcar?
A maioria dos estudos da creatina são feitos com ela diluída em água. Agora, há estudos que verificaram que a creatina é mais bem absorvida pelo organismo quando tomado com algum suco não ácido, como o suco de uva.
Isso quer dizer que vale a pena você tomar sua creatina com algum carboidrato.

Preciso tomar mais água mesmo?
Sim! Isso é bastante recomendável. Não precisa ser muito mais do que você está acostumado. Cerca de meio litro de água além do que você toma normalmente por dia já vai ajudar na hidratação dos músculos e na adaptação do seu corpo.

Posso tomar junto com meu shake de proteínas?
Sim. Na verdade, este é um dos jeitos mais fáceis de tomar seu suplemento todo dia. Junte o pó da creatina com o pó do whey protein e dilua tudo em água logo antes de tomar.

Devo tomar antes, durante ou depois do meu treino?
Alguns estudos mostram que tomar pós-treino é mais eficaz que a antes do treino no ganho de massa muscular. No entanto, não há nada de errado em simplesmente tomar sua creatina logo de manhã junto de seu suco ou shake de proteínas.

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS
http://suplementos-online.net/creatina/
http://www.malhandocerto.com/suplemento/tudo-sobre-a-creatina/
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Re: Creatina

Mensagem por Abultatrex em Sab Maio 18, 2013 7:13 pm

Otimo post, parabens
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