Dieta Cetônica ou Cetogênica

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Dieta Cetônica ou Cetogênica

Mensagem por Shadow em Ter Maio 28, 2013 7:02 pm

A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porém também mais fraco.
Não seria melhor uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetogênica.
A dieta cetogênica tradicional foi popularizada pelo Dr. Robert Atkins. Em resumo, essa dieta alega que o que causa a atual epidemia de obesidade não é o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos, sobretudo os carboidratos refinados. Hoje em dia, a maioria da população come até 100 vezes mais carboidratos do que há algumas décadas.

Como Funciona a Dieta Cetônica?

Dieta cetônica ou cetônico e cetogênica tem como estratégia a eliminação do consumo de carboidratos, em teoria isto faz com que o organismo procure energia iniciando um processo de queima de gordura, alcançando assim a perda de peso.

Dieta Cetônica Alimentos Permitidos

Na dieta cetônica os alimentos permitidos são apenas os protéicos, pelo menos nos primeiros dias deve-se respeitar a eliminação dos carboidratos, principalmente nas primeiras 48 horas. Em teoria, após 48 horas sem ingerir nenhum tipo de carboidrato, entra em ação o cetônico do seu corpo, uma glândula que age nas energias armazenadas (gordura), transformando-as em energia. Se houver a ingestão de carboidrato neste período, ela não será ativada pelo organismo. Na dieta cetogênica, para perder gordura, todos esses alimentos são cortados. Em compensação, tudo o que não é carboidrato – ou seja, proteína, gordura e fibra – pode ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso resulta em um cardápio com opções bem saborosas:

Alimentos Que Pode Ser Ingeridos na Dieta Cetônica

- Ovos, peixe, frango, porco, presunto cozido, queijo, frutos do mar em geral.
- Alimentos enlatados (atum, sardinha).
- Repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, nabo.
- Acelga, chicória, azeitona, pimentão, salsa.
- Água, chás, café

Alimentos Proibidos Na Dieta Cetônica

- Cereais arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim.
- Frutas todas as frutas estão excluídas, pelo menos nas primeiras 48 horas.
- Tubérculos batata, batata-doce, batata salsa, mandioca, cenoura, beterraba.
- Açúcares sacarose, glicose, lactose, maltose, frutose ou levulose.
- Outros leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geleia real, cerveja, levedo de cerveja, apresuntado, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, achocolatados.

Cardápio Para Dieta Cetônica

Cardápios para dieta cetônica são facilmente encontrados na internet, mas deve-se lembrar que cada pessoa tem um organismo diferente por isso é aconselhável que um nutricionista avalie seu estilo de vida e assim desenvolva sua dieta.

Cafe da manhã

Opções para comer Omelete simples ou com queijo e presunto, ovos mexidos, ovos frito com (1 fatia) de bacon ou ovos cozidos com (1 fatia) de queijo e presunto.
Opções para beber Qualquer chá gelado ou café.

Almoço

Opções para comer: Salada de folhas verdes escuras, salpicão (maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, chuchu, vagem e tomate), carne de vaca, porco, frango, peixe, camarão, atum, lagosta, caranguejo ou mexilhões, ovos mexidos, ovos com bacon ou ovos cozidos, omelete simples ou com queijo e presunto.
Opções para beber: Qualquer chá gelado ou água.

Lanche da tarde

Opções para comer: Queijo, salame, presunto.
Opções para beber: Chá gelado ou quente ou café.

Jantar

Opções para comer: Saladas, carnes magras e queijos.
Opções para beber: Qualquer chá gelado ou água.

Dieta cetônica funciona?

Dieta cetônica funciona principalmente em casos de obesidade morbida, que geralmente é efeito do consumo elevado de carboidratos e gordura. Quando os carboidratos são eliminados da alimentação, nosso organismo procura outra forma de energia nas gorduras, que são transformadas em cetônico, que ajudam a para manter o corpo funcionando.

Ciclos de Carboidratos

O problema da dieta cetogênica tradicional é que por vezes a pessoa pode ficar sem resistência para fazer exercícios físicos. Se você quer perder gordura sem ficar flácido, os exercícios são fundamentais.

É aí que entra um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher nossos estoques de glicogênio. Relembrando: o corpo leva três dias para entrar, ou sair, da cetose. Então tudo o que você tem a fazer é manter um ciclo de cinco dias comendo proteína, gordura e fibra – mantendo os carboidratos em índices baixíssimos, entre 20 e 40 gramas por dia – e depois alternar para um ciclo de dois dias comendo proteína, fibra, muito carboidrato e pouca gordura. Fazendo isso, você acumulará um estoque de carboidratos para os exercícios da semana.

Quando falamos em consumir muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarrão integral, frutas, etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardápio, principalmente se o objetivo é ainda perder muito peso.

Dieta cetônica podem gerar efeitos colaterais?

Na dieta cetônica existem efeitos colaterais, e são causados devido ao consumo limitado de carboidratos, isso leva a um estado metabólico chamado cetose, o qual pode causar dor de cabeça, fraqueza, desidratação, tontura e odor diferente na transpiração. A ingestão reduzida de fibras alimentares, que geralmente acompanha a dieta cetônica, pode resultar em constipação.
A discussão sobre se cortar os carboidratos é algo saudável ou não é extensa. A maioria dos nutricionistas alega que não. O Dr. Atkins fez uma descoberta importantíssima, identificando os carboidratos como responsáveis pelo grande acúmulo de gordura. Porém, errou ao generalizar isso para todos os carboidratos, incluindo as frutas.
As frutas, junto com as verduras, são os alimentos mais saudáveis para o nosso corpo. Uma dieta que prega o corte de frutas não tem como ser saudável a longo prazo.
O que pode se extrair de bom da dieta cetogênica é a eliminação dos carboidratos refinados, que são aqueles vindos de alimentos preparados com açúcar e farinha de trigo refinada. Isso significa muita coisa: pão, macarrão, salgadinhos, doces, bolo, sorvete, refrigerante, etc.
Se você precisa de uma perda alta de gordura ou quer secar para fazer aparecer os músculos que ganhou nos exercícios, a dieta cetogênica cíclica pode ser uma boa pedida, mas sempre para ser usada em períodos curtos de tempo. Antes de tudo, procure o seu nutricionista.

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS:
http://dietaedicas.com/dieta-cetonica
http://mude.nu/dieta-cetogenica-ciclica-carboidratos/
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