ESTEROIDES: Ciclos e Estratégias (DUDU)

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21102014

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ESTEROIDES: Ciclos e Estratégias (DUDU)





Uso de hormônios é puramente estratégia, e nesse contexto o processo de adaptação do organismo jamais deve ser ignorado, como foi por muito tempo por muitos gurus e usuários de esteroides. Alguns atletas avançados e treinadores experientes parecem estar mais cientes desse fato, mesmo que de forma inconsciente, muito mais pela experiência de uso, do que por algum conhecimento avançado de fisiologia. Mesmo os atletas das décadas passadas, que não tinham acesso a drogas usadas em TPC que temos hoje, usavam hormônios no feeling e tinham excelentes resultados em termos de evolução, talvez porque TPC tenha realmente pouca relevância para um fisiculturista avançado, que precisa manter com muito volume muscular e com um BF razoavelmente próximo do nível de competição maior parte do tempo, principalmente nos dias de hoje.

Existem inúmeras formas de usar hormônios, e após o desenvolvimento de protocolos TPC nos anos 90-2000, criou-se uma falsa ilusão e expectativa por muitos usuários de esteroides, que se poderia ter grandes ganhos com ciclos e manter esses ganhos após parar o uso. Não que seja uma mentira, mas longe de ser verdade, a realidade é que nosso corpo só é capaz de manter ganhos pós-ciclo que poderíamos atingir naturalmente, e durante boa parte depois de um ciclo o crash hormonal (queda dos níveis de esteroides) fará perdermos boa parte dos ganhos. Uso recreativo de esteroides (ciclo com TPC) só faz sentido quando se pensa em resultados temporários.
Supondo que você usa 1500-2000mg de androgênios por semana durante um ciclo de esteroides androgênicos, sendo que seu corpo produz média de 50-70mg de testosterona por semana (homem), e você atinge 5% de BF no auge do ciclo com uma boa quantidade de massa muscular (se você é um cara experiente claro, uma minoria consegue isso), após o ciclo você não terá quase nada de hormônio anabólico no sangue (eles estarão em queda, e os níveis endógenos suprimidos) para segurar esse percentual de gordura baixo e manter massa muscular. Quando você recuperar seu eixo hormonal, seu corpo vai voltar no máximo com ~70mg semana de androgênios naturais (testosterona), sendo que você chegou nos 5% de BF usando 1500-2000mg de androgênios por semana. Agora você entende porque é difícil manter os ganhos de um ciclo para um cara com muita massa muscular (frangos tem facilidade por adaptação do organismo), e também entende porque o limite natural existe, e nenhum cara grande que aparece aí rasgado com 4-5% de BF ganhando campeonato de fisiculturismo pode estar natural.

Nesse contexto de adaptação do organismo, fica claro que qualquer estratégia de ciclo que vise ganhos acima de ~10kg são fantasiosas e ilusórias, quando se pensa em massa muscular, e não puramente ganho de peso. Parece pouco, mas para um natural experiente ganhar 1-2kg de massa muscular por ano já é um grande desafio. Então se você é um natural e pensa em fazer um ciclo para ganhar massa muscular, e depois manter os ganhos, está se iludindo (a menos que você seja um frango, lembre-se: quanto mais frango, mais colaterais). Só pode manter isso temporariamente, enquanto está com altos níveis de androgênios sintéticos no organismo. No pós-ciclo, o crash hormonal tende a inverter a situação intra ciclo, e seu percentual de gordura tende a aumentar, enquanto perde massa muscular, devido a retirada do hormônio, e também a supressão de sua testosterona endógena. Isso não tem nada a ver com TPC bem feita, e sim com adaptação do organismo. Claro que uma TPC mal feita pode agravar sua situação, mas ela não pode garantir seus ganhos, porque seu corpo natural não foi feito para carregar mais massa muscular do que seus níveis de testosterona e genética podem permitir, assim como seu percentual de gordura após o ciclo tende a ficar dentro do 'set point' que seu metabolismo natural permitir. Esteroides androgênicos elevam a taxa metabólica, e com a suspensão do uso seu metabolismo fica mais lento. Na verdade você pode ganhar mais gordura pós-ciclo se não conseguir restaurar seus níveis hormonais dentro do equilíbrio, principalmente testosterona e estradiol, com agravante se você tem hipotiroidismo ou maior resistência á insulina, e um quadro de depressão pós-ciclo pra fechar com chave de ouro, e fazer muitas pessoas desistirem de treinar.

Muitas pessoas, novatos principalmente, ainda acreditam em ganhos grandes e rápidos de volume num ciclo. Aí forçam nas doses ou combinam várias drogas na esperança de um resultado melhor. Técnicas como kick start e front load foram criadas com essa mentalidade enganosa, e deixaram de lado a ideia de adaptação, em troca da ideia de quebra violenta de homeostase (algo totalmente desnecessário e prejudicial muitas vezes). Um pouco de experiência com hormônios já nos mostra que os maiores ganhos de um ciclo são nas primeiras 4-6 semanas, estabilizando em ~8 semanas. Você pode ter grandes ganhos de peso nas primeiras semanas, mas isso dificilmente resultará em algum excesso de massa muscular, e sim muita retenção hídrica, que pode te causar alguns problemas (retenção, dores articulares, pressão alta, colaterais androgênicos mais agressivos), e ganhos maiores no início levam a uma estagnação mais rápida em decorrência de adaptação do organismo, principalmente se as doses totais de androgênios são reduzidas (como no kick start e front load). Sempre que você eleva e reduz as doses de forma agressiva, a tendência é uma resposta agressiva, seja na variação do peso (principalmente retenção), seja nos colaterais. A libido é um bom exemplo disso quando se varia as doses de testosterona. Sempre que eleva a dose sua libido tende a ficar alta, e ao reduzir a dose ela tende a cair, e não importa se você mantém níveis suprafisiológicos de testosterona, então não espere se sentir o comedor por muito tempo, em algum momento sua libido tende a reduzir ou cair se reduzir sua dose de testosterona. Manter doses mais estáveis mantém ganhos mais estáveis e mais equilíbrio na sua atividade sexual, e saúde.

Lembre-se que ao usar esteroides você está apenas alugando seu corpo, e está pagando com sua saúde, então tenha cuidado ao tratar seu corpo, seja responsável, ou pelo menos tenha consciência dos problemas que pode ter com o abuso que você faz. Algumas pessoas são muito mais susceptíveis a ter problemas que outras. A minha ideia de low doses nunca foi pensando em ganhos sólidos duradouros, foi principalmente pensando em adaptação e minimização de riscos. Seus resultados em low doses sempre serão mais limitados, mas podem te ensinar a ter mais maturidade e controle do seu organismo, e facilitar seu entendimento de como uma boa dieta e treinamento podem otimizar seus resultados. Faça exames sempre que possível.

Fonte: Dudu Haluch
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Chun Li
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