Como Medir o Percentual de Gordura No Corpo Com Adipômetro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

07082013

Mensagem 

Como Medir o Percentual de Gordura No Corpo Com Adipômetro

Existem muitas maneiras de se calcular o percentual de gordura no nosso corpo com várias fórmulas e métodos. Particularmente acho, que dos métodos que não envolve algum tipo de tecnologia, o mais preciso é com certeza com o uso do adipômetro.

Existem fórmulas que medem o percentual de gordura apenas com medidas de circunferências e altura, que pra maioria da população atende às expectativas, mas para nós que queremos saber com maior precisão possível não é muito confiável.

O adipômetro é um instrumento utilizado para medir a dobra cutânea e com essas medidas calcular a taxa de gordura. Existem atualmente diversos tipos, modelos e variações do adipômetro; desde os aparelhos analógicos até os mais modernos digitais.

A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente.

Esses valores de dobras cutâneas em combinação com equações matemáticas são destinadas a predizer a densidade corporal ou o percentual de gordura. As equações são específicas para determinada população e predizem a adiposidade com bastante exatidão em amostras de indivíduos semelhantes àquelas das quais se derivam as equações.

Roteiro das Dobras Cutâneas Mais Utilizadas

PEITORAL (PT):
Homens: toma-se uma dobra diagonal na metade da distância entre a parte superior do peitoral e o mamilo;
Mulheres: Toma-se uma dobra diagonal a um terço da distância da linha axilar anterior e a mama;
AXILAR MÉDIA (AX): Toma-se uma dobra vertical na linha axilar média ao nível do apêndice xifóide no estermo;
TRÍCEPS (TR): Toma-se uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço, a meio caminho entre o ombro e o cotovelo;
SUBESCAPULAR (SB): Toma-se uma dobra oblíqua média imediatamente abaixo da extremidade inferior da escápula;
ABDOMINAL (AB): Toma-se uma dobra vertical medida a uma distância lateral de aproximadamente 2 cm do umbigo;
SUPRA-ILÍACA (SI): Toma-se uma dobra ligeiramente oblíqua medida imediatamente acima do osso do quadril, coincidente com uma linha imaginária descida da linha axilar anterior;
COXA (CX): Toma-se uma dobra vertical na região anterior da coxa na metade da distância entre o quadril e as articulações do joelho;

Existem várias equações que podem ser utilizadas. Para obtermos valores mais precisos podemos utilizar tantas quantas forem possíveis e em seguida obtemos a média para um valor único:

Densidade Corporal, Mcardle, 1992
o valor encontrado de Densidade Corporal (DC) deve ser substituído nesta equação:
%G = [(4.95/DENSIDADE C.) - 4.50] X 100 (Fómula de Siri)
HOMENS
(18-34 anos ) DC = 1,1610 - 0,0632 log (BI+TR+SB+SI)
(18-27 anos ) DC = 1,0913 - 0,00116 (TR+SB)
MULHERES
(18-48 anos ) DC = 1,06234 - 0,00068 (SB) - 0,00039 (TR) - 0,00025 (CX)

Protocolo de Guedes, 1994 - (3 dobras - características brasileiras)
Homens : Tríceps, suprai-líaca e abdome
Mulheres: Subescapular, supra-ilíaca e coxa
Cálculo de Densidade Corporal:
HOMENS: Densidade = 1,17136 - 0,06706 x log (TR+SI+AB)
MULHERES: Densidade = 1,16650- 0,07063 x log (CX+SI+SB)

(OBS: TR = Dôbra cutânea do tríceps, SI = D.C. supra-ilíaca , AB=D.C. abdominal, CX=D.C. da Coxa, SB=D.C. subescapular)
Para chegar ao percentual de gordura através da Densidade Corporal utilizar:
%G = [(4.95/DENSIDADE C.) - 4.50] X 100 (fórmula de Siri)

Cálculos para avaliação da Composição Corporal

Peso Gordo ou Gordura Absoluta = (gordura/100) x Peso do corpo (kg)
Massa Magra = Peso do corpo (kg) - Peso gordo (kg)
%Massa Magra = 100 - gordura
Peso Ideal = Massa magra / 0,85 (homens) e Massa magra / 0,75 (mulheres)
Peso em Excesso = Peso corporal - Peso Ideal
Perda Desejável = Peso do corpo atual - Peso desejável

Protocolo de Faulkner, 1968 - 4 Dobras cutâneas: Tríceps; subescapular; supra-ilíaca e abdomen

(OBS: TR = Dôbra cutânea do tríceps, SI = D.C. supra-ilíaca , AB = D.C. abdominal, SB = D.C. subescapular)
PG (peso gordo em Kg) = %G x Peso Corporal/100
Massa Magra (kg) = Peso Corporal - PG
Peso Ideal (kg) = Massa Magra x Constante [fixado pelo autor em: Nadadores (1,09), Futebolistas (1,12) e demais esportes e mulheres (1,14)]
%G = [ (TR+SI+SB+AB) x 0,153 + 5, 783]

Protocolo de Pollock e col., 1984:

5 Dobras cutâneas (DC): Tríceps; coxa; supra-ilíaca; abdome e peitoral
(X1=somatória de peitoral, abdome e coxa; X2=somatória de tríceps, supra-ilíaca e coxa, X3= idade em anos)

DC Homens (18-61anos) = 1,1093800 - 0,0008267(X1) + 0,0000016 (X1)² - 0,0002574 (X3)
DC Mulheres (18-55 anos) = 1,0994921 - 0,0009929(X2) + 0,0000023 (X2)² - 0,0001392 (X3)
%G = [(4,95/Densidade Corporal) - 4,50] x 100 (fórmula de Siri)

7 Dobras cutâneas (DC): Subescapular, axilar média, tríceps; coxa; supra-ilíaca; abdome e peitoral

(ST = soma de todas)

DC Homens Adultos = 1,11200000 - [0,00043499 x (ST) + 0,00000055 x (ST)²] - [0,0002882 x (idade)]
DC Mulheres Adultas = 1,0970 - [0,00046971 x (ST) + 0,00000056 x (ST)²] - [0,00012828 x (idade)]

DC Mulheres (3 dobras) = 1,0994921 - 0,0009929 x (X2) + 0,0000023 x (X2)² - 0,0001392 x (X3)
{ (X2 = Somatória de dobras de tríceps, supra-ilíaca e coxa) e (X3 = idade em anos)}
%G = [(4,95/Densidade Corporal) - 4,50] x100 (fórmula de Siri)

Protocolo de Yuhasz:

6 Dobras cutâneas (DC): Subescapular, tríceps; coxa; supra-ilíaca; abdome e peitoral

(S6=somatória de todas )

%G = (S6) x 0,095 + 3,64

Protocolo de T.G. Lohman,1987 - 2 Dobras cutâneas (DC): Tríceps e Perna

%G Homens= 0,735 (soma das dobras cutâneas) + 1,0
%G Mulheres= 0,735 (soma das dobras cutâneas) +5,1
(Slaughter e col., 1988)

Abaixo segue um teste eletrônico pra quem não tem muita afinidade com a calculadora. Nele são utilizados os protocolos de Pollock. Padrão mais utilizado atualmente.
http://www.cdof.com.br/gordura.htm

Referências:
http://www.cdof.com.br/protocolos1.htm
http://www.cdof.com.br/avalia1.htm#9
Fanático
Fortinho
Fortinho

Pontos : 276
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Como Medir o Percentual de Gordura No Corpo Com Adipômetro :: Comentários

Mensagem em Qua Ago 07, 2013 6:31 pm por Shadow

Fanático.. e quanto custa e onde encontro um adipômetro???

Mensagem em Qua Ago 07, 2013 7:10 pm por Fanático

Esse adipômetro vc encontra desde de R$ 10,00 até R$ 2000,00. Não quer dizer que os de dez reais vão te dar medições erradas, mas os mais caros são mais fáceis de manusear. Esses de dez reais são de plástico, enquanto os mais caros são digitais e até fazem os cálculos. Você pode encontrar na internet, em sites de produtos para nutrição ou fisioterapia.

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 6:32 am por Elektra

Com o tanto de profissionais incompetentes, comprar um adipômetro vira uma boa opção! rs

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 9:56 am por Ana Valéria

Eu nao iria responder este aqui,mas acho conveniente !!!!! em especial a quem falou de tantos profissionais incompetentes.... sim existem muitos, assim como exites grandes analfabetos achando que sabem muito, e que comprar um adipometro vai resolver seus problemas, e claro que o artigo do querido acima tem vies cientifico, estudei isto na graduação... e trabalho com isto!!!! e vamos enumerar varios fatores a serem questionado!!!!
1- respondendo a querida contribuinte, se quem se formou vc diz ser incopentente para realizar uma avaliação física usando metodo duplamente indireto, ou seja mensuraçao de % Gordura corporal através do destacamento de dobras cutaneas, como voce acha ser capaz de tal?
2- existem n adipometros, e que eu saiba somente dois sao considerados padrao ouro, ou seja tem medidas precisas, um da Langer e um outro brasileiro, ambos valor acima de 800 reais!!!! na acredite que um compasso qualquer possa dar credibilidade na aferiçao das medidas... nao se enganem!!!!Existem estudos cientificos que mostram a comparaçao entre todos os compassos de dobras cutâneas... talvez lendo este saiba mais... e não acredite que um simples compasso vai mensurar sua % BF com exatidão e precisão...
3- não adianta também ter um compassa Langer se voce não sabe manusear este!!!! o destacamento de dobras cutâneas esta relacionado com pratica e reprodutibilidade de resultados... não basta destacar tem que saber destacar!!!! saber qual a melhor forma de aferir e tem todo um protocolo a ser seguido desde formulas como dito acima como o manuseio do compasso, destacamento das dobras e ate mesmo a posição do avaliador em relação ao avaliado... Enquanto subestimarem a capacidade de quem estuda para realizar tais funções, teremos ai, a realidade que encontramos, gente que diz que entende de treino, que entende de dieta, e ciclos nossa todo mundo entende rsrsr!!! e mal sabem química, e nao tem nenhum monster ai... com tanto conhecimento que dotam de fisiologia, biomecanica... deveriam virar lenda neh, transformar o corpo de vcs em obras de artes.... e por isto estão todos ai... achando que sao os maiorais... mas ficam pesquisando no google e em foruns, assuntos que poderiam ser mais filtrados... temos toda uma comunidade cientifica ai com assuntos e dotam de grande confiabilidade/!!!! e ficam ai pegando receita de dieta de de treino e de ciclo!!!! Usar o forum para obter de infos trocar conhecimentos é uma boa para tomar partido para realizar algo e nao copiar, agora ficar questionando um profissional da área porque em todas as areas existem incompetentes, assim como existem muita gente que acha que sabe tudo, e se percebe grande ignorancia!!!!! não ira levar a lugar algum...
USEM AS INFORMAÇOES QUE VCS TEM AI ACIMA... PARA QUANDO FOREM REALIZAR UMA AVALIAÇÃ FISICA COM UM PROFISSIONAL E VER SE ELE ESTA REALIZANDO DE MANEIRA CORRETA, PESQUISEM SOBRE OS ADIPOMETROS VALIDOS, VEJAM SE A FORMULA QUE ELE ESTA USANDO É ADEQUADA PARA VC... ASSIM VC PODE COBRAR DO PROFISSIONAL... UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE!!!!!

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 10:21 am por Fanático

Ana Valéria, concordo em partes com o que vc disse. Claro que o objetivo do fórum não é ensinar todos a aprender a medir o % de gordura, isso seria impossível via internet pois requer prática, saber como manusear o aparelho e destacar as dobrar no local e da maneira correta. A minha intenção com este tópico foi de mostrar como é feito a avaliação e podermos criticar ou apenas verificar se, quando estamos pagando por uma avaliação, estamos tendo um serviço de qualidade. A inspiração que tive pra fazer isso foi quando minha namorada foi ao avaliador de sua academia apenas pra saber qual era o percentual de gordura para poder comparar com a avaliação anterior, feita pela mesma pessoa meses antes. O resultado era que ela tinha ganho de peso e perdido medidas, ou seja, ficou mais densa e logicamente com menos gordura, mas o % de gordura aumentou de 18% para 25%. Ao questionar se estava certa a medição ele disse que não tinha certeza e disse o absurdo de que não é possível medir o % de gordura de pessoas magras, pois não conseguia destacar a dobra. Então além de saber que a segunda medição estava totalmente errada ficou a dúvida se a primeira tbm não estava, mas mesmo assim o preço da consulta foi cobrado. Se isso não for incompetência nada mais será.

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 10:31 am por Mineiro

Ana Valéria escreveu:Eu nao iria responder este aqui,mas acho conveniente !!!!! em especial a quem falou de tantos profissionais incompetentes.... sim existem muitos, assim como exites grandes analfabetos achando que sabem muito, e que comprar um adipometro vai resolver seus problemas, e claro que o artigo do querido acima tem vies cientifico, estudei isto na graduação... e trabalho com isto!!!! e vamos enumerar varios fatores a serem questionado!!!!
1- respondendo a querida contribuinte, se quem se formou vc diz ser incopentente para realizar uma avaliação física usando metodo duplamente indireto, ou seja mensuraçao de % Gordura corporal através do destacamento de dobras cutaneas, como voce acha ser capaz de tal?
2- existem n adipometros, e que eu saiba somente dois sao considerados padrao ouro, ou seja tem medidas precisas, um da Langer e um outro brasileiro, ambos valor acima de 800 reais!!!! na acredite que um compasso qualquer possa dar credibilidade na aferiçao das medidas... nao se enganem!!!!Existem estudos cientificos que mostram a comparaçao entre todos os compassos de dobras cutâneas... talvez lendo este saiba mais... e não acredite que um simples compasso vai mensurar sua % BF com exatidão e precisão...
3- não adianta também ter um compassa Langer se voce não sabe manusear este!!!! o destacamento de dobras cutâneas esta relacionado com pratica e reprodutibilidade de resultados... não basta destacar tem que saber destacar!!!! saber qual a melhor forma de aferir e tem todo um protocolo a ser seguido desde formulas como dito acima como o manuseio do compasso, destacamento das dobras e ate mesmo a posição do avaliador em relação ao avaliado... Enquanto subestimarem a capacidade de quem estuda para realizar tais funções, teremos ai, a realidade que encontramos, gente que diz que entende de treino, que entende de dieta, e ciclos nossa todo mundo entende rsrsr!!! e mal sabem química, e nao tem nenhum monster ai... com tanto conhecimento que dotam de fisiologia, biomecanica... deveriam virar lenda neh, transformar o corpo de vcs em obras de artes.... e por isto estão todos ai... achando que sao os maiorais... mas ficam pesquisando no google e em foruns, assuntos que poderiam ser mais filtrados... temos toda uma comunidade cientifica ai com assuntos e dotam de grande confiabilidade/!!!! e ficam ai pegando receita de dieta de de treino e de ciclo!!!!  Usar o forum para obter de infos trocar conhecimentos é uma boa para tomar partido para realizar algo e nao copiar,  agora ficar questionando um profissional da área porque em todas as areas existem incompetentes, assim como existem muita gente que acha que sabe tudo, e se percebe grande ignorancia!!!!! não ira levar a lugar algum...
USEM AS INFORMAÇOES QUE VCS TEM AI ACIMA... PARA QUANDO FOREM REALIZAR UMA AVALIAÇÃ FISICA COM UM PROFISSIONAL E VER SE ELE ESTA REALIZANDO DE MANEIRA CORRETA, PESQUISEM SOBRE OS ADIPOMETROS VALIDOS, VEJAM SE A FORMULA QUE ELE ESTA USANDO É ADEQUADA PARA VC... ASSIM VC PODE COBRAR DO PROFISSIONAL... UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE!!!!!
Ana o que disseram sobre profissionais incompetentes, com certeza tem muita verdade, se vc é umas das ecessões, muito bom fico feliz em ter uma pessoa assim no fórum, agora sobre saber sobre os treino, ciclos e dietas, pelo menos eu faço uso de minha experiencia própria, não fico usando qualquer opinião achada por ai e se posso ajudar alguém com minha experiencia eu faço sem problema algum....não se precisa saber química para se saber sobre uma droga é só ler a bula e usar seu próprio corpo como experiencia... com certeza tem uma pessoa  que se da bem com algum tipo de coisa, como um tipo de treino, um ciclo diferente, uma dieta e é por isso que dividimos nossas experiencia qui no fórum, aqui ninguém diznada sem ter pelo menos feito uma vez, eu mesmo não sabia muito sobre dieta, mas sabia como fazer um ciclo e um treino perfeito, no fórum consegui ajuda de uma pessoa sobre dieta que por incrível que parece a dieta passada por ele caiu perfeitamente pra mim e olha que ele não é nenhum nutricionista, com certeza não vou em nutricionista, tenho ele aqui pra ajudar se eu precisar... ja ajudei muita gente a fazer ciclos que deram muito certo, inclusive tpc e não sou nenhum medico ou químico pra entender as drogas, inclusive ja vi médicos receitando ciclos horríveis por ai que não deram em nada...não somos ignorantes, o que passamos a diante é experiencia própria..

monster só fica assim quem vai competir profissionalmente ( e olha que conheço uns mosters por ai que nem mesmo tem faculdade de educação física), não competindo a gente só faz ciclos dietas e treinos para melhor nossa auto estima e se sentir bem....

tenho experiencias com profissionais horríveis que não deveriam nem estar no cargo que exerce.... infelizmente são poucos os bons...

aqui ninguém é analfabeto, apenas compartilhamos duvidas e experiencias, acredito que ninguém nasce sabendo de tudo, se vc é boa no que faz ótimo, passe isso a diante, mas lembre-se com toda certeza vc não sabe de tudo, sempre haverá um melhor e mais sábio  que vc....

acredito em uma coisa, não ha estudo nesse mundo que não se iguale a experiencia própria....

sobre o adipômetro pra mim o melhor a fazer é usar os olhos e ver se a pessoa ta com gordura ou não, se sim bora fazer uma dieta elabora, treino e usar alguns termogênicos,  nada mais que isso... adipômetro só serve para ter números, o que não importa muito nesse nosso mundo, tudo acaba sendo avaliado pelos olhos..

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 10:37 am por Fanático

Isso aí Mineiro, assino embaixo. A minha experiência com profissional ruim foi com um endocrinologista que procurei pra dizer que iria fazer o ciclo e ter a ajuda dele. Aconteceu que ele nem perguntou as drogas que eu usaria nem por quanto tempo, só me disse que meus exames estavam ok e que poderia fazer. Como não ficar chateado quando gastamos dinheiro pra não ter o mínimo esperado na consulta?

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 10:41 am por Mineiro

Fanático escreveu:Isso aí Mineiro, assino embaixo. A minha experiência com profissional ruim foi com um endocrinologista que procurei pra dizer que iria fazer o ciclo e ter a ajuda dele. Aconteceu que ele nem perguntou as drogas que eu usaria nem por quanto tempo, só me disse que meus exames estavam ok e que poderia fazer. Como não ficar chateado quando gastamos dinheiro pra não ter o mínimo esperado na consulta?

por isso uso de minha experiência e de experiencias de pessoas em que acredito levar nosso esporte a serio...

não entrei nessa vida ontem, sei de muita coisa, ja passei por muita coisa e tenho certeza que minha experiencia e valida, como a de muitos que adoram a musculação, como os grandes desse fórum......

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 10:42 am por Elektra

Ana Valéria escreveu:Eu nao iria responder este aqui,mas acho conveniente !!!!! em especial a quem falou de tantos profissionais incompetentes.... sim existem muitos, assim como exites grandes analfabetos achando que sabem muito, e que comprar um adipometro vai resolver seus problemas, e claro que o artigo do querido acima tem vies cientifico, estudei isto na graduação... e trabalho com isto!!!! e vamos enumerar varios fatores a serem questionado!!!!
3- não adianta também ter um compassa Langer se voce não sabe manusear este!!!! o destacamento de dobras cutâneas esta relacionado com pratica e reprodutibilidade de resultados... não basta destacar tem que saber destacar!!!! saber qual a melhor forma de aferir e tem todo um protocolo a ser seguido desde formulas como dito acima como o manuseio do compasso, destacamento das dobras e ate mesmo a posição do avaliador em relação ao avaliado... Enquanto subestimarem a capacidade de quem estuda para realizar tais funções, teremos ai, a realidade que encontramos, gente que diz que entende de treino, que entende de dieta, e ciclos nossa todo mundo entende rsrsr!!! e mal sabem química, e nao tem nenhum monster ai... com tanto conhecimento que dotam de fisiologia, biomecanica... deveriam virar lenda neh, transformar o corpo de vcs em obras de artes.... e por isto estão todos ai... achando que sao os maiorais... mas ficam pesquisando no google e em foruns, assuntos que poderiam ser mais filtrados... temos toda uma comunidade cientifica ai com assuntos e dotam de grande confiabilidade/!!!! e ficam ai pegando receita de dieta de de treino e de ciclo!!!!  Usar o forum para obter de infos trocar conhecimentos é uma boa para tomar partido para realizar algo e nao copiar,  agora ficar questionando um profissional da área porque em todas as areas existem incompetentes, assim como existem muita gente que acha que sabe tudo, e se percebe grande ignorancia!!!!! não ira levar a lugar algum...
Ana,

Tenho certeza que você nao se deu nem ao trabalho de conhecer outros tópicos do fórum para dizer que aqui todo mundo copia dieta, treino e ciclo, sem ao menos tem conhecimento sobre isso. Pra início de conversa, isso é o mínimo que você deveria ter feito antes de vir atirar pedras.
Só de já ter dito isso vejo o qual interessada você está em apenas criticar, não ajudar. Ou seja, eu, pelo menos, irei desconsiderar todas as asneiras que você disse.

Não sei onde você vive nem quais locais frequentas ou se pelo menos vê noticiários na internet ou televisão para saber que sim, está lotado de profissionais péssimos por aí que nem sabem o que estão fazendo.
Não precisa ser graduado em nada pra saber que é possível medir os percentuais de gordura de pessoas que tem esse valor baixo. E foi isso que o profissional da minha academia disse, além de outras asneiras para justificar ele "não conseguir me dar um valor exato": palavras dele.

Vamos prestar mais atenção antes de postar algo com críticas ok?! Wink
Quando se faz isso o mínimo que precisa ser é esperto!

Mensagem em Qui Ago 08, 2013 4:57 pm por Shadow

Ana.. vc não sabe metade da historia por estarmos falando sobre profissionais incompetentes... vc nem ao menos sabe a formação dos membros do fórum. pode ter certeza que tem pessoas altamente qualificadas. Em TODAS profissões existem profissionais incompetentes.
Se pedimos a profissionais medirem nosso percentual de gordura e ele não teve a capacidade ele é sim um profissional incompetente.. Podemos dizer incompetente também os profissionais que passam o mesmo treino para todos os alunos da academia... Todos tem suas particularidades e individualidades. Todos nós encontramos diversos desses espalhados pelas academias. E é um assunto que sempre discutimos. Profissionais preguiçosas também podem ser considerados incompetentes.
Pagamos caro para ter treinadores nas academias, não instrutores. E acho que temos nosso direito de reclamar dos serviços, assim como nos questionam quando não fazemos o melhor em nossas profissões. Acha errado chamar um político de incompetente? Acha errado chamar um engenheiro que constrói um prédio sem a devida estrutura calculada?
Não temos obrigação de sabermos mensurar o BF, mas se estamos pagando por isso , queremos saber o nosso BF! E se ouvirmos do profissional que não é possível medir por estar muito baixo, é porque ele está incapaz de medir. Ou seja, incompetente. Se você não é uma delas não tem porque se ofender. Na minha profissão está lotado de incapazes, e não me ofendo que ouço falar isso, somente confio no meu conhecimento.
Respeite a opinião da nossa amiga, pois ela tem motivos para falar isso. Todos nesse fórum são totalmente capazes de entender fórmulas e até justificá-las com um pouco de pesquise, então não nos menospreze.
Está vendo dietas montadas e prontas pelo fórum? Repare que cada tópico tem sua dieta e seu próprio treino, que é o que nos gostamos e amamos fazer de forma amadora, aprendemos conhecendo nosso corpo e trocando experiência.
De onde tirou a conclusão que ninguém entende de Química? De onde tirou conclusões que não conseguimos manusear um instrumento?
De onde tirou conclusões que pegamos tudo da net e da TV? Como lhe disse, estamos conhecendo nosso corpo... amadorismo? Sim.. é exatamente por isso que estamos no fórum, para aprender e interagir.
E acredito que saiba bem o intuito de um fórum. Poderia responder com mais humildade...
E repito sem sombra de dúvidas o que a Elektra disse... não se ofenda se não é uma.. mas está cheio de profissionais incompetentes...
E sabe o que eu acho? Deve ser muito divertido para nós amadores, termos nosso próprio adipômetro, se não para conseguirmos valores exatos, talvez para nos divertirmos e aprendermos...
Se quiser TENTAR fazer algo da nossa profissão, fique a vontade, iremos tentar lhe ajudar da melhor forma, sem agressões e respeitando sua opinião.
Esperamos que possa também aprender conosco...

Mensagem em Sex Ago 09, 2013 12:41 am por Ana Valéria

Eu so respondi a critica feita feita aos profissionais da área que foi bem generalizada .. nao disse todos e nao citei nomes!!!!! falei que tem pessoas assim... ou citei nomees? quanto a apenas ler uma bula de remedio nao e tanto efeicaz afinal nao se faz ciclo com as dosagens recomendadas e tem que unir conhecimentos tantos para poder fazer algo serio e coerente!!!! eu nao critiquei ninguem aqui do forum!!!!!! falei de modo geral assim como aa amiga .. se o cara nao conseguiu dar um valor para vc é porque ele nao sabia mas garanto estudou para tal... e como eu disse existe algo que se chama reprodutibilidade intra e entre avalidares, quem sabe depois de 1000 tentativas vc tenha um desvio padrão aceitavel!!!!   se souber fazer o teste conhecer acidentes osseos e por ai vai alem de ter um compassa decente!!!! enfim me desculpe se fui ignorante... mas e que ... faço parte da classe... e assim como tem bons tem mals sim... nao to querendo ser melhor que niguem, acontece que de certa foma existe um preparo e um conhecimento fundamentado para tal..... e legal ter vivencias ... mas e quando vc precisa fundamentar.... como se sobressair?... enfim... e isto aiii eu so respondi o post pois foi um email para mim com o  teor e queria ver se era valido!!!!! o post sim valido... mas agora acreditar ser possivel descartar a função de um Prof issional da área so porque leu um artigo,, e banal.... e pensar que nao precisa de um personal para treinar tbem... ou os bodybilding treinam por conta???? claro que ao decorrer do tempo vc acumula conhecimento...  mas vc precisa de credibilidade!!!!!  e amadorismo e interessante sim mais uma vez digo tem coisas que vc precisa de um pro que um amador nao vai te ajudar e vice versa.... nao quiz banalizar... mas nao achei legal a generalizaçao sobre a classe.... e por se desfazerem tanto dos pro da area... que se ve ai afora.. pessoas obesas, cardiopatas, portadores de sindrome metabolica e entre outros... pessoas machucadas por dispensarem um profissional achando que lendo uma artigo ali aqui .. conseguirao realizar d modo eficiente!!!!!!! bom sucessos... espero que contribuam por que ta cheio de lixo aiie orientem tem muita gente no Ctrl C e V....  é isto ai... nao quiz trazer problemas. somente defender minha classe, que logo serão os herois.... pena que poucos ne..... quanto de bf vcs tem para nap conseguir medir? 0,4?? ate isto é possivem mesurar.. se fosse de uma pessoa obesa tudo bm... existe pletismografia, DEXA, e bioimpedancia para tal.. enfim foi um incopetente sim... mas nao generalizem....

Mensagem em Sex Ago 09, 2013 1:04 am por Ana Valéria

Fanático escreveu:Ana Valéria, concordo em partes com o que vc disse. Claro que o objetivo do fórum não é ensinar todos a aprender a medir o % de gordura, isso seria impossível via internet pois requer prática, saber como manusear o aparelho e destacar as dobrar no local e da maneira correta. A minha intenção com este tópico foi de mostrar como é feito a avaliação e podermos criticar ou apenas verificar se, quando estamos pagando por uma avaliação, estamos tendo um serviço de qualidade. A inspiração que tive pra fazer isso foi quando minha namorada foi ao avaliador de sua academia apenas pra saber qual era o percentual de gordura para poder comparar com a avaliação anterior, feita pela mesma pessoa meses antes. O resultado era que ela tinha ganho de peso e perdido medidas, ou seja, ficou mais densa e logicamente com menos gordura, mas o % de gordura aumentou de 18% para 25%. Ao questionar se estava certa a medição ele disse que não tinha certeza e disse o absurdo de que não é possível medir o % de gordura de pessoas magras, pois não conseguia destacar a dobra. Então além de saber que a segunda medição estava totalmente errada ficou a dúvida se a primeira tbm não estava, mas mesmo assim o preço da consulta foi cobrado. Se isso não for incompetência nada mais será.
Claro mas acontece que ´as pessoas tem que procurar uma pessoa que realmente sabem realizar tal!!!!!
é a mesma coisa que comprar whey!!!! tem varios no mercado!!!! ou vc compra um bom ou vc compra o que vc pode pagar
talvez o que vc possa pagar nao seja bom... mas é o preço!!!!!!
Pena vcs terem passados por pessimas maos!!!!! e legal que contribuem para o pessoal ter infos....
mas cuidado ao prescrever treino .... sao responsaveis pelo cliente?? pensem na responsabilidade..... assim como acontece na classe ter mals profissionais
tem muita gente aii se aproveitando e realizando cosultoria!!!!! e depois chegam ate a mim questionando!!!!! e aii tem que ver os agraventes e que partido tomar.... rrsrs
me deparei hoje mesmo com a seguinte info.... o cara mandou eu tomar 100 mg por dia de Oxan!!!! que legal neh!!!

Mensagem em Sex Ago 09, 2013 6:47 am por Elektra

Ana Valéria escreveu:Eu so respondi a critica feita feita aos profissionais da área que foi bem generalizada ..
Então vamos ver como foi direito:

Quando eu disse: "Com o tanto de profissionais incompetentes, comprar um adipômetro vira uma boa opção!" está claro que não generalizei, e qualquer pessoa analfabeta, como vc já disse antes, entende isso.

Ao contrário de você que disse:
Ana Valéria escreveu:"e nao tem nenhum monster ai... com tanto conhecimento que dotam de fisiologia, biomecanica... deveriam virar lenda neh, transformar o corpo de vcs em obras de artes.... e por isto estão todos ai... achando que sao os maiorais... mas ficam pesquisando no google e em foruns, assuntos que poderiam ser mais filtrados..."
E ainda disse que não queria ofender a todos?! scratch 
Ninguem aqui te interpretou errado não! É só ler as coisas que vc escreveu... Não tem mistério!

Aprenda a interpretar o que lê antes de escrever baboseira, ok?

Ana Valéria escreveu:"mas nao achei legal a generalizaçao sobre a classe.... e por se desfazerem tanto dos pro da area..."
A generalização houve, mas por sua parte, não de qualquer membro aqui do fórum. Assume que foi desnecessário que fica mais bonito e termina de boa.
Queria que vc me mostrasse onde é que a classe foi TÃO OFENDIDA assim e onde houve generalização assim no que escrevemos. Question 

Ana Valéria escreveu:"espero que contribuam por que ta cheio de lixo aiie orientem tem muita gente no Ctrl C e V...."
Pois é, Ana! Procura pelo menos ler os tópicos aqui do fórum antes. Logo vc vai ver que não tem nenhum Ctrl C + Ctrl V e vai entender o pq ficamos muito indignados com o seu infeliz comentário.

Ana Valéria escreveu:"quanto de bf vcs tem para nap conseguir medir? 0,4?? ate isto é possivem mesurar.."
Quando eu me referi ao TANTO de profissionais incompetentes me referia a isso: o profissional da minha academia disse que não teria como medi-lo uma vez que como meu percentual estava baixo ele não conseguia separar massa magra de gordura. Se você tivesse procurado saber antes não teria esse mal entendido todo. Super desnecessário!
E não foi só esse não, tenho outros casos similares. Mas enfim, se quiser saber, leia meus relatos, no mínimo.

Ana Valéria escreveu:"o cara mandou eu tomar 100 mg por dia de Oxan!!!! que legal neh!!!"
Com certeza tem muita gente (atenção que eu disse MUITA GENTE, não TODOS) de mal caráter nessa área, por isso é o que sempre digo: não é pq o cara te passou algo pra "tomar" que vc vai de cara  ir tomando, se você ao menos nem procura saber o que vc vai fazer, certamente isso vai te causar algum problema. Se cada um procurasse ter o mínimo de conhecimento possível para discutir, por exemplo, com esse cara aí o pq essa dosagem altíssima, certamente ele veria que não está tratando com um retardado no qual ele pode dizer o que quiser sem ser questionado.

Sem mais...

Mensagem em Sex Ago 09, 2013 8:17 am por Mineiro

Elektra escreveu:
Ana Valéria escreveu:Eu so respondi a critica feita feita aos profissionais da área que foi bem generalizada ..
Então vamos ver como foi direito:

Quando eu disse: "Com o tanto de profissionais incompetentes, comprar um adipômetro vira uma boa opção!" está claro que não generalizei, e qualquer pessoa analfabeta, como vc já disse antes, entende isso.

Ao contrário de você que disse:
Ana Valéria escreveu:"e nao tem nenhum monster ai... com tanto conhecimento que dotam de fisiologia, biomecanica... deveriam virar lenda neh, transformar o corpo de vcs em obras de artes.... e por isto estão todos ai... achando que sao os maiorais... mas ficam pesquisando no google e em foruns, assuntos que poderiam ser mais filtrados..."
E ainda disse que não queria ofender a todos?! scratch 
Ninguem aqui te interpretou errado não! É só ler as coisas que vc escreveu... Não tem mistério!

Aprenda a interpretar o que lê antes de escrever baboseira, ok?

Ana Valéria escreveu:"mas nao achei legal a generalizaçao sobre a classe.... e por se desfazerem tanto dos pro da area..."
A generalização houve, mas por sua parte, não de qualquer membro aqui do fórum. Assume que foi desnecessário que fica mais bonito e termina de boa.
Queria que vc me mostrasse onde é que a classe foi TÃO OFENDIDA assim e onde houve generalização assim no que escrevemos. Question 

Ana Valéria escreveu:"espero que contribuam por que ta cheio de lixo aiie orientem tem muita gente no Ctrl C e V...."
Pois é, Ana! Procura pelo menos ler os tópicos aqui do fórum antes. Logo vc vai ver que não tem nenhum Ctrl C + Ctrl V e vai entender o pq ficamos muito indignados com o seu infeliz comentário.

Ana Valéria escreveu:"quanto de bf vcs tem para nap conseguir medir? 0,4?? ate isto é possivem mesurar.."
Quando eu me referi ao TANTO de profissionais incompetentes me referia a isso: o profissional da minha academia disse que não teria como medi-lo uma vez que como meu percentual estava baixo ele não conseguia separar massa magra de gordura. Se você tivesse procurado saber antes não teria esse mal entendido todo. Super desnecessário!
E não foi só esse não, tenho outros casos similares. Mas enfim, se quiser saber, leia meus relatos, no mínimo.

Ana Valéria escreveu:"o cara mandou eu tomar 100 mg por dia de Oxan!!!! que legal neh!!!"
Com certeza tem muita gente (atenção que eu disse MUITA GENTE, não TODOS) de mal caráter nessa área, por isso é o que sempre digo: não é pq o cara te passou algo pra "tomar" que vc vai de cara  ir tomando, se você ao menos nem procura saber o que vc vai fazer, certamente isso vai te causar algum problema. Se cada um procurasse ter o mínimo de conhecimento possível para discutir, por exemplo, com esse cara aí o pq essa dosagem altíssima, certamente ele veria que não está tratando com um retardado no qual ele pode dizer o que quiser sem ser questionado.

Sem mais...
não preciso dizer mais nada, foi perfeita, vai ganhar ate um mais...rsrsrrss lol! 

Mensagem em Sex Ago 09, 2013 8:24 am por Elektra

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

lol! 

Mensagem em Ter Ago 13, 2013 10:34 am por Stella23

Não acho legal também essa de ficar falando mal dos profissionais, meu marido e personal trainer estudou gastou + de 50.000,00 para ajudar as pessoas, rala das 7:00 as 11:00 da noite pra os outros falarem mal? Acredito que existem profissionais ruins isto ha em todo lugar, duvido que o seu chefe não questione o seu trabalho por mais bem executado que seja, e impossível agradar a todo mundo nem Jesus agradou.

Mensagem em Ter Ago 13, 2013 10:43 am por Fanático

Stella23 escreveu:Não acho legal também essa de ficar falando mal dos profissionais, meu marido e personal trainer estudou gastou + de 50.000,00 para ajudar as pessoas, rala das 7:00 as 11:00 da noite pra os outros falarem mal? Acredito que existem profissionais ruins isto ha em todo lugar, duvido que o seu chefe não questione o seu trabalho por mais bem executado que seja, e impossível agradar a todo mundo nem Jesus agradou.
Ninguém aqui falou do seu marido, nem conhecemos ele. Se ele é um bom profissional não tem porque ficar ofendido por falarmos dos que realmente são ruins. Profissionais ruins existem em qualquer profissão inclusive na minha. Quanto mais profissionais ruins na minha profissão mais eu irei me destacar por ser bom.

Mensagem em Ter Ago 13, 2013 3:43 pm por Mineiro

Stella23 escreveu:Não acho legal também essa de ficar falando mal dos profissionais, meu marido e personal trainer estudou gastou + de 50.000,00 para ajudar as pessoas, rala das 7:00 as 11:00 da noite pra os outros falarem mal? Acredito que existem profissionais ruins isto ha em todo lugar, duvido que o seu chefe não questione o seu trabalho por mais bem executado que seja, e impossível agradar a todo mundo nem Jesus agradou.
Stella não generalizamos, apenas dissemos que há muitos profissionais péssimos e não todos, se seu marido é um bom profissional, ótimo que continue assim pois por ai tem uns que deveriam nem ter entrado nesse mundo...

Mensagem em Qua Ago 14, 2013 10:21 am por Stella23

Sim você pode ate se destacar na sua área, mais tem pessoas que te criticam, o tópico foi legal, porem não devemos julgar pra não sermos julgados, falam mal dos profissionais mais sabe porque ele nem te perguntou quais drogas vc iria tomar ou por quanto tempo? Porque ele sabe que não ia adiantar dizer nada e esta saturado de ver pessoas todos os dias entrarem no consultório dele pra perguntar a mesma coisa e não dar ouvido ao que ele fala, as pessoas querem julgar e se esquecem de saber ouvir acima de tudo acham que o achismo e a internet ou o amigo maromba da academia sabe mais do que alguém que muito alem de ser um maromba estudou muito mais a fundo aquilo, essas pessoas querendo ou não sabem mais do que todos nos por que tem teória e prática. Não fiquei ofendida em momento algum apenas coloquei a minha opinião pois tenho exemplo disso dentro da minha casa meu esposo e um ótimo profissional muito elogiado sim, mas como todos os mortais não agrada a todo mundo.

Mensagem em Qua Ago 14, 2013 10:27 am por Elektra

E o motivo de OUTRAS pessoas não terem seguido os conselhos dele faz com que ele não dê a devida atenção a NOVOS pacientes por imaginar que estes também não seguirão?!

Me desculpa, mas isso não justifica nunca!

NADA A VER!

Mensagem em Qua Ago 14, 2013 10:31 am por Shadow

Quanto ao médico... mesmo que entre milhoes de pessoas na sala dele, e ele acha que deve seguir o código de ética dele.. ele tem que falar a mesma coisa... que é o que ele acha correto.. não faz sentido ele dizer qualquer coisa só pq está cansado... isso é o que acontece também com profissionais de educaçao física, mais especificamente, estamos falando dos que atuam na área da musculação nesta discussão.. imagine se o cara ficar de saco cheio de ver o pessoal treinando errado e desistir de ensinar o correto... ele deve ensinar, e quem quiser seguir que siga.. mas não deve deixar de ensinar o correto.. Esses, são os profissionais que dizemos ser incompetentes... tanto o médico, quanto o professor.
O que ensina direitinho, e fica em cima, explica o porque deve ser desta maneira, ensina o aluno a conhecer o corpo, este sim se destaca e é um grnade profissional... acreditamos de verdade ser o caso do seu marido...
mas continuo com a ideia que está cheio de profissionais incompetentes

Mensagem em Qua Ago 14, 2013 10:37 am por Fanático

Stella23 escreveu:Sim você pode ate se destacar na sua área, mais tem pessoas que te criticam, o tópico foi legal, porem não devemos julgar pra não sermos julgados, falam mal dos profissionais mais sabe porque ele nem te perguntou quais drogas vc iria tomar ou por quanto tempo? Porque ele sabe que não ia adiantar dizer nada e esta saturado de ver pessoas todos os dias entrarem no consultório dele pra perguntar a mesma coisa e não dar ouvido ao que ele fala, as pessoas querem julgar e se esquecem de saber ouvir acima de tudo acham que o achismo e a internet ou o amigo maromba da academia sabe mais do que alguém que muito alem de ser um maromba estudou muito mais a fundo aquilo, essas pessoas querendo ou não sabem mais do que todos nos por que tem teória e prática. Não fiquei ofendida em momento algum apenas coloquei a minha opinião pois tenho exemplo disso dentro da minha casa meu esposo e um ótimo profissional muito elogiado sim, mas como todos os mortais não agrada a todo mundo.
Stella, Eu fui ao médico ansiando por apoio, informações e auxilio de um profissional que estudou e sabe milhões de vezes mais do que eu sobre o assunto. Falei pra ele que estava lá por isso, para que ele me dissesse o que fazer, quando fazer e como fazer. Juro que falei com essas palavras. Acho que deixei bem claro que eu não estava querendo fazer algo errado como a maioria faz, mas mesmo assim ele não fez nem o que pedi. Não tive as informações esperadas e não voltarei mais nesse consultório. Ele pode ser o maior especialista na área, mas se ele não usar isso para ajudar seus pacientes que estão pagando por uma consulta de nada adianta todo o conhecimento.

Mensagem em Qua Ago 14, 2013 12:26 pm por biroloko

Fanático escreveu:
Stella23 escreveu:Sim você pode ate se destacar na sua área, mais tem pessoas que te criticam, o tópico foi legal, porem não devemos julgar pra não sermos julgados, falam mal dos profissionais mais sabe porque ele nem te perguntou quais drogas vc iria tomar ou por quanto tempo? Porque ele sabe que não ia adiantar dizer nada e esta saturado de ver pessoas todos os dias entrarem no consultório dele pra perguntar a mesma coisa e não dar ouvido ao que ele fala, as pessoas querem julgar e se esquecem de saber ouvir acima de tudo acham que o achismo e a internet ou o amigo maromba da academia sabe mais do que alguém que muito alem de ser um maromba estudou muito mais a fundo aquilo, essas pessoas querendo ou não sabem mais do que todos nos por que tem teória e prática. Não fiquei ofendida em momento algum apenas coloquei a minha opinião pois tenho exemplo disso dentro da minha casa meu esposo e um ótimo profissional muito elogiado sim, mas como todos os mortais não agrada a todo mundo.
Stella, Eu fui ao médico ansiando por apoio, informações e auxilio de um profissional que estudou e sabe milhões de vezes mais do que eu sobre o assunto. Falei pra ele que estava lá por isso, para que ele me dissesse o que fazer, quando fazer e como fazer. Juro que falei com essas palavras. Acho que deixei bem claro que eu não estava querendo fazer algo errado como a maioria faz, mas mesmo assim ele não fez nem o que pedi. Não tive as informações esperadas e não voltarei mais nesse consultório. Ele pode ser o maior especialista na área, mas se ele não usar isso para ajudar seus pacientes que estão pagando por uma consulta de nada adianta todo o conhecimento.
Perfect Wink 

Mensagem em Qua Set 04, 2013 4:07 pm por Fanático

Está circulando na internet essa foto que mostra uma série de erros metodológicos em uma avaliação física do programa Medida Certa do Fantástico. Pelo absurdo mostrado na imagem, eu até achei que fosse mentira, mas infelizmente não é. Um fato como esse prejudica muito a já não muito boa imagem da Educação Física, e coloca em dúvida a capacidade dos profissionais da área. Importante ressaltar que a avaliação foi realizada por um MÉDICO (Dr. Alexandre Carvalho), e acompanhada pelo profissional de Educação Física, Marcio Atalla.

Sinto-me na obrigação de esclarecer alguns pontos:

1- NUNCA deve se mensurar medida de dobra cutânea por cima da roupa, e sim diretamente na pele.
2- Não existe Adipômetro “maior” as medidas devem estar entre 2-40 mm, em qualquer aparelho.
3- Pessoas consideradas obesas, (IMC>30) NÃO devem ser avaliadas com Adipômetro e sim outros métodos de avaliação do % de gordura.
4- Devemos fazer a coleta das medidas das dobras com o mesmo aparelho.
5- Desconheço até a presente data, algum protocolo que realize a coleta da dobra cutânea de Coxa com o avaliado deitado.

Peço aos colegas de profissão esclarecidos que divulguem a informação para tentarmos limpar a cagad# exibida em rede nacional.
De: Bruno Fragoso

Última edição por Fanático em Qua Set 04, 2013 5:01 pm, editado 1 vez(es)

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: