Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

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Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Miss Marvel em Qua Maio 15, 2013 10:20 pm

Treino Funcional




O que é

O treino funcional deixa corpo tonificado e a mente em equilíbrio. Ele estimula vários grupos musculares ao mesmo tempo e melhora as funções cerebrais
Virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso, definir músculos e “desenferrujar” . A idéia do treino é que, diferentemente da musculação, que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o objetivo do treinamento é trabalhar o corpo de forma global. “Para quem é atleta, o treino pode se basear em aperfeiçoar movimentos do esporte praticado, como golfe, basquete ou tênis, e além disso, trabalhar os movimentos funcionais do corpo, como abaixar e levantar”. “Um executivo, que trabalha o dia inteiro sentado, por exemplo, faz um treino funcional onde ele potencializa a movimentação do quadril e das pernas”, explica o preparador físico Edson Ramalho, do Studio Personal.

O treino é bastante variado, com movimentos bastante específicos que estimulam, além dos músculos, as funções cerebrais. Um agachamento sobre uma prancha de desequilíbrio trabalha o abdômen e a coluna e pode parecer aparentemente simples de se executar. “Sobre uma prancha, a pessoa não está somente preocupada com o agachamento em si, mas também estimula o cérebro para manter o equilíbrio”, completa.

Resultados
Segundo Edson, o treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar ao mesmo tempo. “A variação é um fator que maximiza o treino, principalmente para quem tem mais de 30 anos. A musculação, por exemplo, é um exercício repetitivo e o corpo acaba se adaptando”. Durante o treino, usa-se muito o sistema neuromotor (por exemplo, pernas e braços no mesmo exercício), gastando assim mais calorias do que no treino convencional. “Um treino funcional trabalha coordenação, equilíbrio, força e resistência”, completa o personal.

Aparelhos e acessórios
Agora que há certeza de que os resultados irão chegar, é hora de descobrir quais serão os aliados neste percurso. O crossover é o aparelho mais comum, que possui dois cabos flexíveis presos à hastes de ferro, e que possibilitam maior mobilidade do que os aparelhos de musculação convencionais. “Os aparelho funcionais não demandam uma sequência repetitiva de movimentos”, afirma Edson.

Os acessórios permitem maior criatividade na hora de desenvolver o exercício. Há a medicine ball, o disco de equilíbrio, pranchas de desequilíbrio (lateral e frontal), hastes para pular e também escadinhas. Para visualizar como funciona a execução de um exercício funcional, Edson exemplifica: imagine um quadrado. Em um dos cantos, está uma bola de 5 kg. A pessoa deve agachar, pegar a bola e levantá-la em direção ao teto duas vezes. Depois, ela se vira e há uma plataforma onde ela deve fazer um salto lateral duas vezes. O exercício dura 1 minuto. “Saltos laterais são bem difíceis de serem feitos no dia a dia, e o treino funcional permite isso”, completa.

Objetivos à vista
Se há uma busca por resultados específicos, o treino funcional é um forte aliado. A seguir, o preparador físico dá as dicas das formas mais eficazes de conquistar força e ganhar massa.
Músculos de aço: para ganhar força, o treino funcional oferece o powerlifting, que é a arrancada e levantamento típicos de corredores olímpicos.

Massa magra
Edson aconselha, primeiramente, buscar uma nutricionista para montar um cardápio rico em proteína e pobre em carboidrato. A seguir, é proposta uma sequencia de exercícios com maior carga e menor repetição, e um descanso maior entre os exercícios.

Redução de riscos
Uma das principais propostas do Treino Funcional é a de evitar lesões no corpo. Elas geralmente acontecem porque músculos e articulações muitas vezes ficam limitados a movimentos feitos em diversas modalidades, como a musculação, por exemplo. "Quando o corpo precisa se movimentar fora daquele padrão, aparecem as lesões", explica Alessandro Melo. O profissional conta sua experiência pessoal de ter desenvolvido duas hérnias de disco na região lombar mesmo sendo ativo e estando em forma. Isso aconteceu devido à falta de mobilidade nos quadris e encurtamento de alguns músculos que não eram trabalhados em treinos de musculação tradicional. Além da rigidez e encurtamento, são comuns problemas de compensação, quando o corpo tem mais força de um lado do que do outro. O treinamento funcional é empregado no preparo de atletas de elite em diversas modalidades, pois preparadores físicos e empresas preferem manter esportistas longe de lesões, o que significa perda de oportunidades e dinheiro gasto com tratamentos, muitas vezes, longos.

Subindo de nível
Quando os exercícios que envolvem bola e pranchas parecem não fazer mais o efeito de antes, é hora de subir de nível no treino funcional. E, para isso, é preciso fazer uma nova análise. Segundo Edson, é analisado o nível físico, a coordenação, postura, quantidade de gordura. “Também é avaliado se houve evolução nos exercícios neuromotores”, completa.

Quem pode fazer
Não há restrições para o treinamento funcional. Segundo o preparador físico, também não há distinção entre o treino feminino e o masculino. “O que geralmente acontece é que as mulheres preferem dar mais ênfase a alguns grupos musculares, como o bumbum, enquanto os homens preferem trabalhar o tronco”, explica.

Diferença em relação à musculação tradicional
Além do trabalho global do corpo, o treinamento funcional pede que o aluno aprenda a executar um movimento corretamente, para depois acrescentar a sobrecarga. Por exemplo, num agachamento, a pessoa deve conseguir flexionar os joelhos, mantendo a coluna ereta e, quando realizar a descida com perfeição, poderá contar com auxílio de pesos para potencializar resultados. Na musculação tradicional, existe a ideia de que a conquista da força muscular é que irá corrigir o movimento incorreto, o que pode levar a lesões.

Academia em casa
É possível levar o treino funcional para casa. Mas, como salienta Edson, é preciso ficar atento à respiração e a postura, para que os exercícios não prejudiquem ao invés de ajudar.

Mescla de propostas
A prática do treinamento funcional, em geral, não irá resultar em um abdômen sarado. O principal objetivo é o de melhorar os movimentos do corpo de maneira geral. Portanto, a maioria dos alunos opta por um trabalho conjugado, misturando o treino funcional com a musculação ou outras modalidades. "Se o treino funcional for intenso, ajuda no emagrecimento, mas se a ideia for focar em alguma área específica, como ganhar massa nos braços ou glúteos, precisa completar com outras atividades", explica Alessandro Melo. "No meu trabalho, não crio distinções entre os métodos de treinamento. Normalmente misturo um pouco de tudo para atingir o objetivo do aluno. Funcional, convencional, lutas, esportes com bola, até mesmo ioga ou Pilates", disse Rafael Lund.

Confira 6 movimentos básicos do treino funcional:



Pular corda é um dos exercícios aeróbicos mais eficientes e pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer hora!




Flexão de braço com equilíbrio na bola Bosu, usada em outras modalidades, como o Pilates.




Levantamento de peso sobre uma meia Bosu requer equilíbrio e ainda trabalha as articulações.




Agachamento com pesos também faz parte da rotina de exercícios.




O agachamento sumô ajuda a definir as pernas e faz parte do treino.




O exercício conhecido como 'ponte' é um dos movimentos realizados no treino funcional e exige o trabalho de vários grupos musculares ao mesmo tempo.


Agora, eh soh começar! Wink

*O conteúdo encontrado nesta página é apenas para fins informativos não representando conselho médico. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de dieta ou exercício.

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS:
http://www.sitedemusculacao.com.br/treino-funcional.html
http://beleza.terra.com.br/corpo-em-forma/treino-funcional-conheca-a-malhacao-que-esculpe-o-corpo-das-famosas,e379880e41399310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html





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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Shadow em Qui Maio 16, 2013 9:20 am

Tenho feito treinos funcionais 2 vezes por semana a uns 2 meses, já consigo ver excelentes resultados, muito bom pois exige um nível de concentração, equilibrio e foco muito grande...
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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Elektra em Ter Maio 21, 2013 11:14 am

Legaaaal!

Quero experimentar ainda!!!

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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Shadow em Ter Maio 21, 2013 11:19 am

Tenho usado equipamentos com este (não tão colorido):
Dá para variar bastante os exercicios





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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Elektra em Ter Maio 21, 2013 11:22 am

Bacana!!!
Até lembrei de um video de um treinamento que eu vi da atleta Alice Matos com o também atleta Eduardo Correa onde eles utilizam equipamentos assim!

O link do video é esse, se alguém tiver curiosidade em ver: http://www.youtube.com/watch?v=z5nQMMPOQGM

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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

Mensagem por Abultatrex em Sex Jul 05, 2013 8:30 pm

galeraaa, alguem ai sabe exercicios especificos pra lutadores?
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Re: Treino Funcional: Ajudando a esculpir seu corpo!

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