Fígado - O Alimento mais Nutritivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fígado - O Alimento mais Nutritivo

Mensagem por Miss Marvel em Qui Jun 27, 2013 3:45 pm

Embora possua um sabor pouco apelativo para a grande maioria das pessoas, o fígado é um alimento extremamente nutritivo e é também provavelmente  o alimento mais subvalorizado dos dias de hoje.



Como se sabe, em termos de nutrição, não devemos ingerir apenas um alimento, pois nenhum proporciona todos os nutrientes de que necessitamos. É portanto necessário ingerir uma certa variedade de alimentos de forma a podermos manter-nos saudável.

Mas se me perguntarem qual é o alimento mais completo e nutritivo que temos ao dispor com relativa facilidade, terei que indicar o fígado como vencedor absoluto. E isso porque o seu perfil nutricional é incrível. Trata-se de um dos alimentos com maior quantidade de vitaminas e minerais.

Para aqueles que não gostam ou não querem ingerir suplementos multivitamínicos de origem sintética, o fígado é uma alternativa e a meu ver, muito melhor que esses suplementos, pois contém vitaminas, minerais e outros co-fatores altamente bio-disponíveis e completamente naturais em forma de alimento.

Veja abaixo o perfil nutricional deste verdadeiro super alimento, por cada 100 gramas o fígado contém:

- 167 calorias.
- 0,9 gramas de carboidratos.
- 6,5 gramas de gordura.
- 24,5 gramas de proteína de alto valor biológico. Shocked



Devido ao seu elevado teor de ferro, o consumo de fígado é especialmente indicado para as pessoas com deficiência deste mineral. A deficiência de ferro é bastante vulgar e generalizada na população atual, mesmo entre os desportistas e especialmente entre as mulheres.

Outras considerações

Este alimento foi bastante venerado e utilizado pelos culturistas ha várias décadas atrás, inclusive existia um suplemento de fígado dissecado vendido em forma de cápsulas, mas com o passar do tempo foi caindo no esquecimento, até aos dias de hoje em que esse suplemento já praticamente não é vendido.

Nessa época era considerado uma excelente fonte de aminoácidos, de vitaminas e minerais. Sem contar que sua proteína é de um elevado valor biológico.

Se pretende obter fígado da melhor qualidade e com o melhor perfil nutricional possível, recomendo-lhe vivamente que procure fígado de animais criados ao ar livre e de acordo com a sua alimentação natural (pastos, etc). Para além disso, dessa forma irá evitar contaminantes e tratamentos químicos a que os animais criados em cativeiro são sujeitos.


Apesar de hoje em dia já não ser um suplemento muito popular, ainda existem marcas de suplementos que vendem cápsulas e/ou comprimidos de fígado dissecado.

Conclusão

É cada vez maior o número de estudos que indicam a superioridade dos nutrientes em forma de alimento versus suplementos, como por exemplo vitaminas e minerais presentes nos alimentos versus vitaminas e minerais de origem sintética.
Podendo até dar-se o caso em que as vitaminas sintéticas poderem ser prejudiciais ao invés de benéficas.

Além disso, ao preferir obter as suas vitaminas e minerais a partir de alimentos ricos em nutrientes como o fígado, estará a evitar possíveis intoxicações (hipervitaminoses) por ingestão excessiva de vitaminas e minerais, até porque os alimentos contêm concentrações mais reduzidas embora mais potentes devido aos seus efeitos sinergísticos.

Não perca os benefícios deste alimento de excelência e inclua-o em uma ou duas das suas refeições por semana.

Referência:
http://nutritiondata.self.com/facts/poultry-products/667/2
avatar
Miss Marvel
Fitness
Fitness

Mensagens : 305
Pontos : 360
Reputação : 15
Data de inscrição : 12/05/2013
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum