Alongamentos Estáticos Antes do Treino Reduzem a Força

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Alongamentos Estáticos Antes do Treino Reduzem a Força

Mensagem por Miss Marvel em Qua Jun 26, 2013 3:17 pm

Não há nada de errado em realizar alguns alongamentos ligeiros para os seus grupos musculares depois de um aquecimento. Mas é melhor evitar os alongamentos estáticos antes de iniciar uma sessão de treino de musculação e/ou entre as séries.

Se o fizer, irá diminuir os seus níveis de força, e isto acontece mesmo naqueles que já treinam há muitos anos...



Esta foi a conclusão a que chegaram investigadores brasileiros da Universidade Nove de Julho no Brasil, num artigo que será publicado em breve no Journal of Strength and Conditioning Research.

É possível alongar os músculos de duas formas, de forma “dinâmica” e “estática”. O tipo de alongamento dinâmico envolve movimento: você adopta uma pose de alongamento, depois vai alongando até ao ponto em que sente o alongamento no músculo, e depois liberta-se de forma a que o músculo regresse rapidamente à sua posição original.

Depois repete o procedimento. Os alongamentos dinâmicos potenciam o desempenho quando realizados antes de uma sessão de treino explosiva ou durante os descansos entre séries.

O alongamento estático é feito alongando até ao ponto em que se sente o alongamento no músculo, e depois mantendo essa posição por um período mais prolongado de tempo.
Esta forma de alongamento é mais segura do que o alongamento dinâmico, mas se o fizer antes de uma sessão de treino de musculação ou de corrida, então o seu desempenho será pior. Os brasileiros examinaram este aspeto no seu estudo.

A maioria dos estudos humanos que analisaram os efeitos dos alongamentos usou estudantes em baixo de forma como voluntários de teste.
Mas será que os homens e mulheres com anos de experiência de treino de musculação reagem da mesma forma?

Para responderem a esta questão, os brasileiros realizaram um pequeno estudo em que usaram 9 homens sem experiência de treino [UT] e 11 homens com experiência [RT] com cerca de 20 anos de idade.
Os homens com experiência já praticavam musculação há 6 meses.

Os investigadores colocaram os seus voluntários a realizar alongamentos estáticos para os seus músculos peitoral, da parte superior das costas, bíceps e dos quadris.
Depois mediram a quantidade de peso que os homens foram capazes de levantar apenas uma vez usando esses grupos musculares, no supino, puxada de dorsais na polia alta, curl de bíceps e prensa de pernas.

Tal como nos mostra a tabela abaixo, os alongamentos estáticos reduziram a força máxima:



A figura acima compara a perda da força máxima em homens sem experiência de treino e em homens com experiência.

Embora exista uma tendência para o efeito negativo dos alongamentos estáticos serem menores em homens com experiência, é bem visível que os alongamentos estáticos realmente reduzem a força máxima de forma notória em indivíduos com experiência de treino.

Os investigadores brasileiros concluíram:
Um programa de alongamentos estáticos passivos antes dos treinos de resistência é detrimental para o desenvolvimento da força muscular máxima.
De um ponto de vista prático, para os treinadores e preparadores físicos, parece inapropriado encorajar a realização de alongamentos estáticos antes de eventos atléticos ou de atividades físicas que requerem níveis elevados de força muscular.


Referência:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23207883
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Re: Alongamentos Estáticos Antes do Treino Reduzem a Força

Mensagem por Elektra em Qui Jun 27, 2013 8:57 am

Eu já tinha escutado falar algo assim mesmo.
Vi falando também que o alongamento antes do treino não deve ser muito intenso e visa evitar lesões.
Já o alongamento após o treino deve ser mais intenso e ajuda na hipertrofia muscular.

Interessante ne!

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Re: Alongamentos Estáticos Antes do Treino Reduzem a Força

Mensagem por Miss Marvel em Qui Jun 27, 2013 10:32 am

Eu fiquei sabendo disso tem pouco tempo... E desde então faço dessa forma... Wink

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Re: Alongamentos Estáticos Antes do Treino Reduzem a Força

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