Queijo Cottage Caseiro: Como fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Queijo Cottage Caseiro: Como fazer?

Mensagem por Elektra em Seg Jun 10, 2013 1:40 pm

Marombaaaada,

Na minha próxima dieta irei utilizar bastante o queijo cottage.
Ontem comprei 3 potes de 500g no supermercado.
Na hora não olhei o preço, mas ontem a noite fui ver na Nota Fiscal: paguei 15 conto em cada pote do queijo.
PQP!!! Suspect
Absurdooooooooooooooooo! Mad

Então, resolvi que irei aprender a fazer esse queijo e vou compartilhar aqui com vcs as receitas que encontrei! What a Face

O cottage é o queridinho dos marombeiros pois é uma excelente fonte de proteína com pouca gordura.
Uma colher de queijo cottage tem aproximadamente:
1,6 g de Carboidratos; 6 g de Proteínas; 2,15 g de Gordura e, 49 kcal!

Vamos às receitas:

Precisamos:

1 Litro de leite (Usei leite do do dia meio gordo)
3 a 6 colheres de sopa de sumo de limão ou vinagre
Flor de sal

Preparação:

Existem várias receitas na Internet sobre como fazer este queijo em casa, depois de ler várias e testar algumas delas, cheguei a esta que descrevo aqui e que considero ser a melhor maneira e mais saborosa de obtermos um queijo Cottage bem conseguido.

Aquecer o leite até os 90º C. No meu caso como aqueci na Bimby (sim tenho uma Bimby). Aconselho a comprar um termómetro de cozinha para não falhar muito esta temperatura. Contudo, se não tiverem pode ser a olhómetro, para isso o truque é ir mexendo o leite enquanto ele vai aquecendo e desligar ou apagar o fogo antes de começar a ferver.
Depois colocamos umas 3 colheres de sopa de sumo de limão e mexemos suavemente até ver o leite a coalhar, se 3 colheres não forem suficientes adicionamos mais uma ou duas até conseguir uma separação bem denotada do soro (líquido verde) e do coalho.
Algo parecido com isto:

Também se pode usar vinagre, mas com o sumo de limão os resultados foram mais do meu agrado, tanto a nível de sabor como textura.
Depois de conseguido o coalho deixar repousar uns 5 minutos. Despejamos tudo para um coador fino, peneira ou um pano (linho) e deixamos escorrer sem apertar ou espremer o coalho durante pelo menos uma hora.

O soro pode ser aproveitado para fazer pão ou sopa por exemplo. Ou pode simplesmente ser descartado. Este soro verde é a materia prima da ultraconhecida Whey Protein! mas este líquido com aspecto duvidoso contem pouco mais de 2% de Proteína!

Depois de escorrido, podemos então temperar o queijo. Eu uso flor de sal, mas podemos dar asas à imaginação e misturar ervas, alho, etc.

No final devemos ter um queijo de aspecto grumento mas com uma textura suave e um sabor leve e fresco. Algo parecido com requeijão mas não tão húmido.

Eu fiquei fã! Podemos mistura-lo com doce, manteiga de amendoim, cereais, etc!

Ingredientes:

1 litro de leite
2 colheres de sopa de suco de limão
1 caixinha de creme de leite light (opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, leve o leite ao fogo até atingir aproximadamente 90º, isso é antes de ferver, junte o sal (pouco sal, pois este queijo o absorve bem), deslique o fogo e acrescente o limão mexendo até coalhar o leite.
Separe o soro usando uma peneira, não esprema, deixe escorrendo o restante e descansando num pano de prato por uma hora. Se gostar dele bem grumoso, já está pronto, caso prefira um pouco mais cremoso, utilize a caixa de creme de leite comum ou light sugerida.

Fica igual ao Cottage original!
Use em bolachas, torradas, sobremesas, tortas...

Dica: Utilize em todas as receitas que peçam o queijo cottage como ingrediente.

Ingredientes:

- 1 litro de leite
- Sal a gosto
- 3 colheres de vinagre branco

Coloque o leite em uma panela com uma pitada de sal, fogo médio por uns 5 minutos e comece a acrescentar o vinagre, sempre mexendo bem, até o soro começar a separar-se da “massa” do leite. Se houver necessidade pode-se utilizar mais do que as 3 colheres de vinagre indicadas.

Além de prático e barato é super saudável, e pode ser um ingrediente diferenciado em vários pratos, como saladas ou no café da manhã em uma torrada. Este que fiz está bem neutro, ficou com um gostinho de leite mais azedinho, dá para sentir o vinagre, mas não é forte, se preferir também pode acrescentar alguns temperos secos no leite antes de colocar o vinagre, como orégano, tomilho, alecrim um pouco mais de sal e terás um queijo com ervas finas, fiz esses dias e ficou ótimo.

Ingredientes:
1 litro de leite desnatado (usei Regina que pra mim é o mais saboroso)
suco de 2 limões
sal
tempero a gosto

Preparo:

Assim como no preparo do iogurte, vamos esquentar o leite até chegar ao ponto de fervura. Depois apague o fogo, espere 15 min e acrescente o suco dos limões.

PULO DO GATO: muita gente tem dificuldade de fazer cottage com leite desnatado porque o leite não coagula. Isso acontece por conta da quantidade do suco de limão. Com leite integral, 1 1/2 colher de sopa já é capaz de coagular o leite, mas com o desnatado eu só consegui com suco de 2 limões.

Após acrescentar o suco dos limões, mexa para misturar e acenda o fogo novamente, (fogo baixo, não pode ferver). E aí verá a mágica acontecer, o queijo começará a ser formado se desprendendo do soro. Quando perceber que vai começar a ferver, desligue o fogo e coe a mistura. (eu uso filtro de café, igual ao iogurte grego. Não viu a receita? Clica aqui), deixe descansando por 1 hora e pronto.

Agora é hora de temperar e aí fica a gosto. Eu usei orégano, pimenta calabresa e sal.

Para finalizar galera, tem esse video aqui onde o Marombas na Cozinha ensina a fazer: http://www.youtube.com/watch?v=ucGcY5JpKiw

Assim que os meus dois potes restantes de cottage acabar, vou testar uma dessas. Vou ficar de olho na dica "PULO DO GATO" da receita #4 porque pretendo fazer com leite desnatado.
Se alguém já fez alguma dessas ou diferente, conta aqui o que deu certo ou errado! Wink

beijoos Wink

Como Saber se Você Está Preparado(a) para um Ciclo com Esteroides Anabolizantes: http://yesgain.forumeiro.com/t183-como-saber-se-voce-esta-preparadoa-para-um-ciclo-com-esteroides-anabolizantes

Dicas e Informações Importantes para Iniciantes em Ciclos de Anabolizantes Esteroides: http://yesgain.forumeiro.com/t152-dicas-e-informacoes-importantes-para-iniciantes-em-ciclos-de-anabolizantes-esteroides#3898
Elektra
Hardcore
Hardcore

Pontos : 1198
Reputação : 27

Ver perfil do usuário

Re: Queijo Cottage Caseiro: Como fazer?

Mensagem por Mineiro em Ter Jun 11, 2013 8:43 am

curti pacas esse queijo, vou tentar fazer com certeza... muito bom Parabéns...
Mineiro
Bodybuilding
Bodybuilding

Pontos : 614
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem por MrGreen em Qui Jun 13, 2013 1:07 pm

De queijo vc entende né Mineiro?! Kkkkkkkk

Eu achei no mercado aqui da cidade por 7 reais o potinho de 300g, tmb achei caro... 

O bom dele ficar cremoso é que da pra fazer um patê muito bom, misturando orégano, azeitonas pretas picadas e um pouco de pimenta desidratada. Fica ótimo, devoro quase tudo em minutos.
MrGreen
Chester
Chester

Pontos : 180
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elektra em Qui Jun 13, 2013 1:10 pm

Gente, ontem eu fiquei em casa por causa da gripe e fiz o tal queijo!
Só que esqueci o cabo do celular em casa... então depois posto as fotos tudo certinho p vcs!
E tbm só vou ver se ficou bom hj! Vou ver se não virou um plástico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Como Saber se Você Está Preparado(a) para um Ciclo com Esteroides Anabolizantes: http://yesgain.forumeiro.com/t183-como-saber-se-voce-esta-preparadoa-para-um-ciclo-com-esteroides-anabolizantes

Dicas e Informações Importantes para Iniciantes em Ciclos de Anabolizantes Esteroides: http://yesgain.forumeiro.com/t152-dicas-e-informacoes-importantes-para-iniciantes-em-ciclos-de-anabolizantes-esteroides#3898
Elektra
Hardcore
Hardcore

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mineiro em Qui Jun 13, 2013 1:11 pm

MrGreen escreveu:De queijo vc entende né Mineiro?! Kkkkkkkk

Eu achei no mercado aqui da cidade por 7 reais o potinho de 300g, tmb achei caro... 

O bom dele ficar cremoso é que da pra fazer um patê muito bom, misturando orégano, azeitonas pretas picadas e um pouco de pimenta desidratada. Fica ótimo, devoro quase tudo em minutos.
opa queijo é comigo mesmo...rsrsrsrs

vou fazer esse ai da receita pra ver se fica bom mesmo...
Mineiro
Bodybuilding
Bodybuilding

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shadow em Qui Jun 13, 2013 1:20 pm

Ceeeeerteza que vou fazer... não tinha visto o tópico ainda... estou desligado...
Cottage é uma fortuna mesmo... para suprir o mês com os "potinhos", é foda..
Assim que eu fizer, posto fotos também....
Shadow
Hardcore
Hardcore

Pontos : 1188
Reputação : 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por MrGreen em Sex Jun 14, 2013 8:49 am

Único problema do cottage é que o nível de sódio dele é um pouco alto se não me engano...
MrGreen
Chester
Chester

Pontos : 180
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vini em Sex Jun 14, 2013 7:00 pm

queijo cottage 9,35 por aqui onde moro, comprei 3 esses dias kkkk
Vini
Chassi de Grilo
Chassi de Grilo

Pontos : 50
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Miss Marvel em Qua Jul 03, 2013 1:57 pm

EEEEEEEEE gente!! Tbm fiz o queijo ontem! cheers 

Nossa, ficou ótimo! Nem acreditei que deu certo! kkkkkkkk... Fiz com leite integral mesmo e ficou perfeito! Sem contar que é muuuuito fácil de fazer.
Na próxima tbm tiro fotos e posto aqui!

Ai, mais uma vez, obrigada pela idéia Elektra! Meu bolso agradece! kkkkkkkk.... Wink

BLOG do YES GAIN - A Fábrica de Monstros: http://yesgain.forumeiro.com/t183-como-saber-se-voce-esta-preparadoa-para-um-ciclo-com-esteroides-anabolizantes#5130

"Você não vai conseguir a bunda que quer, sentada na que você tem!"
Miss Marvel
Fitness
Fitness

Pontos : 360
Reputação : 15

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mineiro em Qua Jul 03, 2013 2:57 pm

só não consigo encontra a peneirinha pra coar, tem como usar outra coisa?
Mineiro
Bodybuilding
Bodybuilding

Ver perfil do usuário

Mensagem por Miss Marvel em Qua Jul 03, 2013 3:44 pm

Mineiro escreveu:só não consigo encontra a peneirinha pra coar, tem como usar outra coisa?

Mineiro, a peneira ke eu usei eh akela de plastico mesmo... Mas olha, se quiser tem muita gente que coa no filtro de papel... Aqueles utilizados para café... Não vai ficar os grãozinhos direito, mas tbm dá super certo! Wink
Miss Marvel
Fitness
Fitness

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elektra em Qua Jul 03, 2013 8:48 pm

Eu fiz com leite desnatado.
To com as fotos aqui. Assim que entrar no pc posto.
Eu coei no pano de prato mesmo rs
Coloquei o pano de prato em cima da peneira. Deu certinho rs
Minha mãe só não gostou muito
Mas faz parte Very Happy

Elektra
Hardcore
Hardcore

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mineiro em Qui Jul 04, 2013 9:18 am

Miss Marvel escreveu:
Mineiro escreveu:só não consigo encontra a peneirinha pra coar, tem como usar outra coisa?

Mineiro, a peneira ke eu usei eh akela de plastico mesmo... Mas olha, se quiser tem muita gente que coa no filtro de papel... Aqueles utilizados para café... Não vai ficar os grãozinhos direito, mas tbm dá super certo! Wink

vou tentar fazer com essa de plastico, pq com o pano de prato, vichi, capaz de eu tomar uns tapa...kkkkkkk
Mineiro
Bodybuilding
Bodybuilding

Ver perfil do usuário

Mensagem por juassunçao em Seg Jul 08, 2013 11:12 am

Miss Marvel escreveu:EEEEEEEEE gente!! Tbm fiz o queijo ontem! cheers 

Nossa, ficou ótimo! Nem acreditei que deu certo! kkkkkkkk... Fiz com leite integral mesmo e ficou perfeito! Sem contar que é muuuuito fácil de fazer.

Ai, mais uma vez, obrigada pela idéia Elektra! Meu bolso agradece! kkkkkkkk.... Wink

Miss fez com leite desnatado ou igual a receita acima?
juassunçao
Grilo
Grilo

Pontos : 71
Reputação : 2

Ver perfil do usuário

Mensagem por Miss Marvel em Seg Jul 08, 2013 12:08 pm

juassunçao escreveu:
Miss Marvel escreveu:EEEEEEEEE gente!! Tbm fiz o queijo ontem! cheers 

Miss fez com leite desnatado ou igual a receita acima?

Juuuuu!

Fiz com leite integral mesmo... Esse final de semana fiz novamente! Hummmm... Ficou perfeito!
Dizem que com o desnatado tbm da certo, mas a quantidade de queijo que ele produz eh bem menor doque o leite integral!

Wink
Miss Marvel
Fitness
Fitness

Ver perfil do usuário

Mensagem por Shadow em Seg Jul 08, 2013 12:46 pm

Eu também fiz sábado!!! Ficou TOP!! Nunca mais compro... Fiz com leite integral e quando fui colocar no pão coloquei um pouquiiiiinho só de um azeite bom que tenho aqui e ficou muito, mas muito bom mesmo!

PS: Coei com pano, mas não apanhei pq falei que não tinha achado a peneira.... e para minha sorte minha esposa tinha quebrado, então ficou justificado, pois ela não sabe que eu nem procurei.

Recomendo muito que façam.. sem zueira.. fica muito melhor do que o comprado.. Vou fazer o próximo com 3 litros de leite...
Shadow
Hardcore
Hardcore

Pontos : 1188
Reputação : 24

Ver perfil do usuário

Mensagem por Elektra em Qua Jul 31, 2013 8:41 am

Eu fiz o último com 3 litros de leite. Da primeira vez fiz com leite desnatado e dessa segunda e terceira com integral. Com integral é muuuuuuuuuuuito melhor de fazer e o queijo fica muiiiiiito mais gostoso.

Essa foto foi do que fiz com integral:

Elektra
Hardcore
Hardcore

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: